Dose criativa
quando seu trabalho estará realmente bom

quando seu trabalho estará realmente bom

Hey! Tudo bom?

Vamos falar um pouquinho sobre a coisa mais legal do mundo? Sim, vamos falar de ilustração! (risos). Aqui no blog tem uma tag que se chama vida de ilustrador e nela falo sobre várias dicas super bacanas que vou aprendendo nessa vida de altos e baixos. No post de hoje vou falar um pouco sobre quando o seu trabalho estará realmente bom para ser profissional e ser mostrado para o mundo.

Uma das coisas que venho aprendo com as filosofias do budismo é o autoconhecimento, isso tem me ajudado na vida pessoal e profissional também de forma muito grande, e algo que pude desfrutar essa semana foi saber o meu valor, não valor monetário, mas o valor de ser eu e fazer o que faço. Eu sou uma pessoa muito exigente comigo mesma, tudo que faço nunca acho bom o suficiente, acho minhas ilustrações ruins ou que poderiam ficar melhor. Agora quer saber uma coisa? Elas nunca estarão boas e sempre terão de ficar melhor

Seu trabalho nunca será bom o suficiente a não ser que estagne.

Seu trabalho nunca será bom o suficiente pois você está sempre em busca da perfeição e não percebe que alcança essa perfeição todos os dias. Um trabalho realmente bom é aquele que foi feito com dedicação, muito estudo e todo seu empenho em desenvolver algo incrível, inspirador e se o seu objetivo foi atingido, parabéns, seu trabalho está realmente bom. Daqui uma semana esse trabalho supimpa se torna um grande lixo aos seus olhos, você se acha um grande impostor e pensa como pude cobrar por algo tão ruim? É amigo, a vida é feita do presente, o que é bom agora pode não ser tão bom daqui uns anos, mas sabe o mais legal? Isso torna o seu trabalho realmente bom!

A perfeição é como uma escada infinita e particular. Por ser uma escada infinita e nós meros seres humanos não vivemos pra sempre, significa que NUNCA chegaremos no topo. Você morre antes dos degraus acabarem e nunca se sentirá realizado enquanto pensar que o topo é aonde o seu trabalho realmente estará bom. Cada degrau dessa escada de busca da perfeição é um objetivo conquistado, ou seja, cada aprendizado, cada conquista, cada passo já foi o futuro e ele deve ser vivido com grandiosidade. O que torna seu trabalho ruim é estagnar.

Contudo, esse post meio que motivacional é para animar quem só quer ver o topo da escada infinita. Eu sou daquelas pessoas que se cobra muito e as vezes quero ver o topo, as vezes acho que só quando chegar determinado ponto estarei realmente boa no que faço, quando na verdade eu aprendo todos dias e cada dia deve ser contato como perfeição. O meu trabalho está realmente bom hoje, mas vou melhorar amanhã. E assim sucessivamente.

Dicas para anotar

  • Cada passo é uma melhoria do seu trabalho
  • Nunca estagnar 
  • Morreremos sem saber tudo, então pergunte sempre!
  • Nunca compare seu trabalho com o dos outros, sua evolução é particular
  • É permitido mudar radicalmente!
  • Não espere o desenho perfeito para compartilhar, ilustre para você e compartilhe seus erros e acertos
Definir paleta de cores para ilustração
Calendário 2018: 12 Arcanos Maiores
Tá na hora de valorizar seu trabalho

1 comentário
  • Ana Mastrochirico

    Oi Iza! Adorei seu blog, e esse post fala muito do que tenho vivido atualmente na minha tentativa de desenhar. Gosto muito dessa de ilustração e tenho tentado melhorar os traços, confesso que as vezes me desanimo justamente por que nunca acho nada bom, mas como vc disse a perfeição é muito relativa preciso começar a aceitar mais isso. rs

    Ah adorei suas ilustras, tudo muito fofo e traço lindo. <3

    beijos!!

    Responder