Dose criativa

Sua dedicação e o seu material

 

Já faz um tempinho que estou querendo falar sobre o Seu material e Sua dedicação, mas é um assunto um tanto extenso e um pouco complicado. Irei falar um pouco de minhas experiências com materiais artítiscos como aquarela, lápis de cor e até mesmo no digital.
Experimentar materiais novos, novas técnicas, texturas, superfícies, nunca é demais. Nós que trabalhamos com arte queremos sempre materiais de qualidade, aquele papel pra aquarela tão lindo e caro que dá pena de usar, porém existem também pessoas que não tem acesso a material com preços tão absurdos.

Eu sou uma dessas pessoas que não tem grana pra gastar em papel de 300,00 reais, ou comprar aquela mesa digitalizadora de 15 mil reais. Quem sabe um dia Posso afirmar que os materiais caros (alguns) tem uma qualidade excelente e facilitam a sua forma de trabalhar. Por exemplo, ilustrar com uma mesa digitalizadora é bem melhor que o mouse, mas eu ilustrei muito tempo com o mouse e a grande questão é: O que você pode fazer com pouco?
 
Aqui no blog sempre tento despertar o interesse de pessoas a desenhar e ajudar aquelas que são iniciantes com as minhas experiências. Eu adoro fazer diversos experimentos artísticos, misturar materiais e vê no que vai dá, gosto de tratar a arte e ilustração com liberdade. Há pouco tempo comprei uma mesa digitalizadora, aquela tablet mais baratinha pois é o que dá no momento, quando postei no meu stories do instagram muita gente mandou mensagem dizendo: "Você sempre fez aquelas ilustrações digitais com o mouse? Não é possível!" Sim, sempre trabalhei com mouse, ou seja, é possível sim ter um trabalho profissional usando as ferramentas que você pode ter no momento, tudo vai depender do quando você esta disposto a se empenhar em melhorar, mesmo que o caminho seja mais complicado.
 
 
Neste post eu mostrei um pouco de como eu coloria no photoshop uma ilustração feita em nanquim. Vai lá ver!

É importante saber também que o material te ajuda mas o trabalho incrível é você quem faz.

Com a aquarela não foi diferente, eu sempre usei as tintas da Pentel e conheci muitas artistas maravilhosas que faziam trabalhos incríveis com esta marca. Eu também recebia alguns directs no instagram de pessoas perguntando se minhas tintas eram muito caras, pois a dele era Pentel e a pintura não ficava tão viva. Então passei a formula mágica pra usar da Pentel. (risos)

 
Pra finalizar esse post motivacional, tudo que quero dizer é que grande parte da sua evolução vai depender da sua dedicação e não do seu material. Conhecer o seu material e saber o que fazer com ele lhe dará resultados cada vez mais incríveis. Você não deixa de ser um profissional por ter um material com uma qualidade um pouco inferior se o resultado da sua arte será tão incrível como se estive usando aqueles produtos hiper caros. E então, vamos estudar?
quando seu trabalho estará realmente bom
Definir paleta de cores para ilustração
Calendário 2018: 12 Arcanos Maiores