Dose criativa

Montando um jardim de suculentas

As suculentas e cactos são plantinhas super fáceis de cuidar, ainda mais pra quem tem uma vida corrida e não tem tempo de dar a atenção que algumas plantinhas precisam. Com as suculentas basta arrumar um lugar ao Sol e deixar que elas cresçam. Eu cultivava as suculentas dentro de jarrinhos, mas elas foram crescendo e dando mudinhas, o que me deixou muito feliz, então resolvi colocá-las num ambiente mais natural e como aqui em casa tem um quintal enorme, procurei o lugar onde batesse mais Sol para criar meu pequeno jardim.

Achei o lugar ideal. Na parte de trás do quintal tem duas pedras enormes, em cima delas ficam dois aquários que minha mãe fez com cimento, um galão e um pouco de arte. Em um desses aquários tem peixinhos e outro que é mais raso estava vazio. Aproveitei a arte de mamãe para dar um lar para as suculentas. Coloquei algumas pedras de tamanhos variados que catei pelo quintal e pus dentro do antigo aquário, enchi com terra seca e coloquei as suculentas e cactos.

Algumas delas já estão dando brotinhos e com o tempo irei ampliar esse espaço trazendo mais espécies diferentes até ficarem bem cheias e com caimento. O bacana das suculentas é que elas pegam com muita facilidade e você poder usar sucata para montar o jardim, basta abusar da criatividade e tomar alguns cuidados. Ah! A Sam também adora plantar, ela pegava os jarrinhos e saía correndo. Ela costuma fazer isso mas com as plantas da minha mãe.

Alguns cuidados com as suculentas e cactos:

  • Elas gostam de Luz do Sol
  • Dentro de casa só estiver muito, mas muito iluminado
  • Deixar a terra úmida apodrece a raiz

Algumas coisas que parecem ser bem agonizantes para nós, mas para essas plantinhas são uma maravilha. Quando está muito quente a vontade de encharcar essas bonitinhas de água, mas seria ideal ter um borrifador para umedecer um cadinho a terra, pois se deixar com muita água pode apodrecer a raiz. Essas plantinhas gostam de luz e calor, então é bom deixá-las onde tenha o necessário para a sobrevivência delas. Eu não gosto de deixar dentro de casa pois não bate Sol, embora elas sejam lindas para decorar talvez, fiquem infelizes.

Você também gosta de cuidar desses cactos e suculentas?

Tarot Zen de Osho
Livros que me marcaram até aqui
Aplicativo para meditação guiada