Dose criativa

Ilustração digital e tradicional

Hey! tudo beleza? Já faz um tempinho que não falo de ilustração por aqui, mas isso porque tenho estudado bastante e fazendo algumas mudanças na minha vida de ilustradora e mudar do tradicional para o digital tem sido uma delas.

Eu desenho desde pequena, e com passar do tempo fazia alguns trabalhos para 'clientes' que eram na
verdade pessoas conhecidas; amigos. Em 2015 que comecei a divulgar meu trabalho e definir o que eu realmente queria: Ser ilustradora. Esse foi o mesmo ano em que criei o blog e junto disso meu amor por design e criar conteúdos também apareceram. Então resolvi juntar tudo nesse cantinho maravilhoso.
Se você gosta de desenhar e quer ser ilustrador, aqui no blog falo sobre design, minhas experiências como ilustradora, dou dicas para ajudar você, e uma delas é contar neste post um pouco sobre o porque troquei a ilustração tradicional pela ilustração digital, e quem sabe não pode auxiliar você a decidir o que fazer caso esteja com dúvida.

Sempre fiz ilustrações informalmente, depois que criei minha página e dediquei uma conta no instagram exclusivamente para meus trabalhos comecei a ter mais encomendas, o que foi muito bacana pra mim e meu deu vontade de tornar ainda mais profissional o que eu tinha como Hobbie. – Tá aí uma dica: Redes sociais profissionais ajudam muito! Separe sua conta pessoal do seu trabalho

Juro que demorei bastante a definir o que eu queria ilustrar, sempre adorei a arte surrealista e cubismo, estas são minhas grandes influências até hoje. Desenhos animados também não fogem da minha lista de inspiração, os animes e cartoons são influentes diretos sobre mim, passo bastante tempo rabiscando personagens, inventando nomes, personalidades. Já mencionei que eu estava criando um mangá há uns anos atrás?

Ilustração Digital ou Tradicional?

Desde o inicio do ano tenho estudado ilustração em geral, eu assisti um vídeo da Clau Souza que ela fala sobre 5 áreas da ilustração que podemos atuar e confesso que isso abriu minha mente para onde eu queria ir. – Criar personagens – Saber a área que gostaria de atuar ajuda bastante na hora de decidir o material ou ferramenta que quer usar.

Chega um momento na vida que aquilo que mais amamos fazer pode se tornar uma profissão. Quando comecei a estudar design tive ótimas experiencias com as ferramentas para criação de ilustração, logos, e etc. Isso foi de certa forma me lapidando e me ajudou a saber o que eu realmente queria.

Se eu fosse dizer para você agora em qual investir, diria para estudar um pouco de tudo!

Porque escolhi o digital

Eu escolhi ilustração digital depois de muitas voltas em materiais que não correspondiam mais as minhas expectativas, eles não estavam realizando o que eu queria transmitir. No digital pude ilustrar algo totalmente novo e que ao mesmo tempo combinasse com design. Pude abusar das formas geométricas, listras, bolinhas, combinação de cores, queria mesmo mudar e mudei.

Perguntas que me fiz

  • Porque você desenha?

Não soube responder de imediato, eu pensei no que fazia: Eu pintava algumas moças em aquarela, sem muita opção de onde usá-las.

  • O que você quer transmitir?

Essa foi a pergunta chave para fazer minha escolha. Eu quero que minhas ilustrações sejam animadas, felizes, coloridas, que tenham muitas bolinhas, listas, eu quero que seja encantador para uma criança, e que também fascine os adultos.

  • Para quem quer ilustrar?

Para o público infantil e adulto, quero ilustrar em livros, criar retratos personalizados num estilo divertido e diferente, com cores vivas que iluminem um ambiente de casa ou trabalho.

  • O que te deixa feliz em desenhar?

Criar personagens, brincar com as formas e as cores certamente é o mais me alegra quando estou desenhando.

Após responder a essas perguntas, pude definir aonde queria chegar, e consegui colocar nas minhas ilustrações as características desejadas, usando a ferramenta ideal para que essas ideias se concretizassem.

Contudo, acho que a escolha do tradicional ou digital é uma questão bem pessoal e o que você quer fazer com o material que usa que vai determinar o melhor para você, resultando num trabalho mais profissional em suas ilustrações. E essa é um pouco da minha experiência e o caminho que resolvi seguir agora.  Que tal fazer essas perguntas para você mesmo caso tenha alguma dúvida sobre suas ilustrações?

quando seu trabalho estará realmente bom
Definir paleta de cores para ilustração
Calendário 2018: 12 Arcanos Maiores

5 comentários
  • Rafaella belle

    Nossa mulher amei esse post nunca tinha ouvido falar a respeito muito interessante . Vou procurar saber mais a respeito

    Responder
  • Graziela

    Oi.
    Ñ conhecia seu blog, muito bom!
    Quero seguir no insta tbm, mas ñ encontrei.
    Bjs e sucesso!

    Responder
  • Letícia Ribeiro

    Oi!! Adorei seu post, e acho que ele pode se aplicar em vários lugares né?! Nunca tinha visto seu blog, mas vou espiar um pouco mais por que achei bem legal os temas… (te achei pelo grupo no facebook)…. Parabéns pela escolha, sucesso!
    <3

    Responder
    • izabella cordeiro

      Acho que cabe sim né Letícia! Espero que você goste do conteúdo e seja bem vinda!

      Responder
  • Ana Carolina Dias

    Amei o post! Acho maravilhoso quem tem este talento pra ilustração!! (Não sei desenhar nem florzinha kkkkk) Muito sucesso pra você linda!!

    Responder