Dose criativa
O Guia para organizar os posts do seu blog

O Guia para organizar os posts do seu blog

Eu levei muito tempo para encontrar um meio de organizar os posts do meu blog. Esse organizar significa publicar posts novos e compartilhar os posts antigos. Durante o mês de Dezembro fiquei bolando um jeito de criar algum planner em que eu pudesse me organizar melhor, mas todos os que tinham na internet acabavam não me ajudando muito, então criei o meu planner em um caderno e estou usando durante 20 dias diretos aqui no blog e está dando muito certo! E já que deu certo preparei um freebie muito bacanudo pra você se organizar também.

Achar o meio certo de organização que sirva para seu blog é uma tarefa complicada, eu optei por usar um caderno pois posso fazer anotações quando não estou no computador, logo quando me sento na cadeira para preparar posts já tenho tudo o que preciso devidamente notado. Vem saber como eu faço e baixar seu o planner gratuito!

Comprei um caderno bem simples para montar esse planner de controle de posts e você pode se inspirar ou baixar o modelo pronto que está no final do post para você imprimir. As páginas desse planner foram feitas como as páginas do meu caderno.

O guia para organizar suas postagens 

 

O nome do seu blog. Aqui você preenche com sua url

Informações básicas – Nesta página ficam as suas redes sociais, login e senha. Informações que você usa para acessá-las.

Ferramentas – Diferente das redes sociais, as ferramentas servem para administrar seu blog ou algum outro item que utiliza na internet. Eu uso o iluria para minha loja online, o Social Pilot para agendamento de postagens do blog, pagseguro, entre outros. Nesta página anote o serviço, o login, a senha, o valor que você paga e data de vencimento.

Afiliados e Anunciantes – Anote aqui a empresa, o contato desta empresa, o tipo de anúncio que ela fez com você, o valor que você cobrou, o vencimento/renovação do item que disponibilizou no seu blog.

Contatos importantes – Nome da pessoa, site, e-mail e o serviço que ela presta; blogueira, publicitária, design, ilustradora, etc.

Blogroll – Aqui você pode anotar os blogs bacanas que você encontrou por aí nessa internet antes de passar para o blogroll do seu blog, assim a gente não esquece aquele blog lindão!

Essas seis primeiras páginas são fixas, você não precisa repetir todo mês, basta retornar e fazer as anotações devidas. Vale lembrar também que as anotações feitas em preto neste planner são apenas ilustrativas, ele vem bonitinho para você preencher com seus dados.  você pode folear o planner clicando aqui caso a imagem abaixo não reproduza.

 

 

Páginas que precisam ser repetidas durante cada mês.

 

Essas páginas a serem repetidas é aonde iremos nos dedicar na organização das postagens, ter o controle dos posts novos e dos posts antigos que estão sendo divulgados em suas redes sociais, afinal os posts antigos precisam ser lembrados e revisados, mas também não podemos deixar de criar conteúdo novo. Com essa organização que já irei apresentar pra vocês, consegui manter uma frequência de postagem sem surtar!

Banco de ideias – Nesta página eu criei um mini calendário do mês, uma legenda, os melhores horários para postar nas redes sociais, despesas do mês com o blog e o banco de ideias. Essa é a pagina de abertura de cada mês, o mini calendário é interativo, em cada data vou marcando o status dos meus posts com canetinhas coloridas. anote também os melhores horários para postar as redes sociais.

  • amarelo (post novo) – Pinto com esta cor a data que teve post novo no blog e que foram divulgadas nas redes sociais.
  • Rosa (post antigo) – Pinto de rosa as datas em que divulguei ou agendei posts antigos em minhas redes sociais.
  • cinza (rascunho) – A data em que pretendo publicar um post que está em rascunho no blog ou no banco de ideias.
  • X vermelho (sem post) – Marco com um x vermelho os dias em que nada aconteceu no blog e nem nas redes sociais. Este x deve ser evitado!

Agenda de divulgação – Planeje seus posts num future Log, saiba os dias do mês em que terá posts novos e posts antigos sendo divulgados em suas redes sociais.

Essa era a parte mais complicada pra mim, mas ao ver um post maravilhoso no blog da Maki, o Desancorando, consegui finalmente organizar meus posts e controlar o que estava acontecendo. Consegui programar postagens antigas, preparar postagens novas e não deixar nada cair no esquecimento. Todo final de semana tiro um tempo para programar os posts antigos e criar novas postagens, assim meu calendário editorial fica cheio durante todo mês e o blog tendo acessos todos os dias. Tá incrível!

  • dia (primeira coluna) – Essa primeira coluna com a sequencia D S T Q Q S S  são os dias da semana e ao lado na segunda coluna são as datas do mês. Você só precisa preencher as datas começando na sua respectiva semana.
  • cores – Nas pautas anote o nome de cada post programado com as respectivas cores. Lembra da legenda da página anterior? Ela segue o mesmo esquema porém com o nome do post que você publicou ou agendou no blog ou nas redes sociais. Assim você controla o que for novo, velho e quando pretende programar os rascunhos.

Nesta página você pode anotar o que mais interessa pra você acompanhar o seu blog, eu peguei alguns tópicos pelo Google Analytics. Anote também o crescimento de suas redes sociais.

É importante acompanhar o desempenho do seu blog, afinal quando a gente tem uma trabalheira dessas com postagens e organização é preciso saber se o método está dando certo. Pra mim está super funcionando, depois que comecei essa organização o blog recebeu em uma semana o mesmo número de visitas que recebeu durante o mês inteiro de Dezembro! 

Esses são os tópicos mais importantes que considerei para organizar o meu blog em 2018 e confesso que está muito incrível! Essas anotações faço no caderno mesmo, mas como amo design e disponibilizar freebies aqui no blog fiz um planner para você baixar em PDF e imprimir. O bacana é que são poucas folhas com tudo o que você pode precisar para ordenar seus posts se eu blog ainda estiver em fase de crescimento.

Para baixar o planner basta preencher o formulário abaixo!



Esse formulário não é para receber as novidades e freebies mensais do blog, é só para baixar o planner, caso queira fazer parte da lista dos exclusivos clique aqui

Espero ter ajudado com essa super dica. Agora é importante pra mim saber se você baixou e o que você achou do planner e despe post super informativo e com links muito úteis! Me conta aí nos comentários? Ah, compartilha com os amigos também!

Como organizo os arquivos do blog
Links interessantes para você
Templates incríveis para o Blogger

1 comentário
  • Sâmia

    Adorei sua ideia, com certeza vai ajudar muita gente, afinal, é um material bem rico que pode fazer muita diferença na rotina de organização!

    Responder