Dose criativa

Criando efeitos com aquarela e assopro

O bacana de usar aquarela é que você pode criar diversos efeitos e texturas com as tintas, hoje vou mostrar como criar um efeito splash com aquarela, esse efeito parece que a tinta escorre pelo papel como se fosse jogada em uma tela ou uma gota que caiu sobre uma superfície . Na ilustração acima das Relíquias da Morte de Harry Potter que fiz pra minha prima, usei o efeito 'splash' – que não é um nome oficial mas é mais semelhante que achei – com a cor lilás e com o preto.
Para esta ilustração resolvi deixar esse efeito um pouco clarinho somente para poder destacar o espaço negativo no simbolo das relíquias da morte. 
 
O processo é muito simples, basta acrescentar um pouco de água com tinta em um papel para aquarela, pode ser em forma de gota ou espalhar aonde quer que seja a origem do 'borrão' ou do 'splash'. Na imagem abaixo exemplifiquei com uma gota de tinta e água no papel, mas no caso da ilustração das relíquias da morte as cores e a tinta foram postas em volta do triangulo e assopradas para fora. Após definir a origem do 'splash' você irá assoprar a sua gota de tinta com água no sentido desejado, você pode usar um canudinho para guiar melhor a direção da gota ou assoprar direto no papel – e sentir aquela leve tontura (risos) –
 

É importante ter em mente que quanto mais água você colocar, mais fácil será o assopro e mais longe o borrão poderá ir e quando mais tinta mais 'pesado' ficará para que ela se espalhe, então fica a seu critério escolher. Na ilustração das relíquias da morte eu sobrepus o preto no lilás, para que isso aconteça deve deixar a cor de baixo secar totalmente e depois aplicar a segunda camada, caso contrário as cores irão se misturar uma na outra.

E aí? vai tentar fazer esse efeito nas suas aquarelas? me marca no instagram @izcordeiro_ ou deixa o link pra mim aí nos comentário? Vou adorar ver sua arte.

quando seu trabalho estará realmente bom
Definir paleta de cores para ilustração
Calendário 2018: 12 Arcanos Maiores

2 comentários