Dose criativa

Como fazer detalhes brancos na aquarela

Hey, tudo bom?
aquarelar é muito bom não é mesmo? Embora eu esteja trabalhando com ilustração digital, uma verdadeira paixão descoberta, eu ainda uso minhas aquarelas, bordados e lápis de cor para relaxar e pintar.
Uma das coisas que adorava fazer na aquarela são os detalhes brancos que antes eu fazia com a própria aquarela, mas o resultado não era tão vivo, então fui em busca de materiais que pudessem me auxiliar nesse requisito. Depois de pesquisar vi que existem vários meios de fazer detalhes brancos na aquarela, eu vou mostrar os dois que mais uso e que inclusive usei nos prints abaixo e deixarei também umas listinha com alguns outros materiais que você pode usar se quiser. 
 

listinha de materiais

  • Posca branca – Essa é meu xodó. A posca escreve em mutas superfícies, inclusive usei ela pra detalhar uma telha de pintei.
  • Nanquim branca – Eu comprei a nanquim escolar para testar, usei ela na ilustração acima mas achei um pouco aguada demais, Talvez uma profissional seja melhor, mas não é um investimento prioritário para mim.
  • Tinta a óleo branca – Eu gosto bastante dessa tinta, ela é para fazer pintura em tela, eu adoro usar ela em papel para criar um relevo na pintura.
  • Caneta gel branca – Um amorzinho de caneta, eu costumo usar canetas em gel com glitter coloridas em minhas anotações diárias, mas a branca também funciona bem para os detalhes.
  • máscara para aquarela – Se aplica antes da pintura pois ela isola as áreas que não devem ser cobertas pela aquarela. Eu ainda não tive a oportunidade de usar, mas já vi algumas artistas como Juliana e a Camila usando e parece maravilhosa, principalmente se é para deixar áreas grandes sem tintas e evitar borrões. 
Você tem algum material preferido pra fazer detalhes brancos em aquarela ou em alguma outra arte? Conta pra gente?
quando seu trabalho estará realmente bom
Definir paleta de cores para ilustração
Calendário 2018: 12 Arcanos Maiores

2 comentários