dose criativa
Definir paleta de cores para ilustração

Definir paleta de cores para ilustração

Ter uma identidade visual em ilustração ajuda o cliente a encontrar o que ele realmente quer antes de encomendar um trabalho. Ter suas cores definidas ajuda o cliente a entender o sentimento que você passa em seu trabalho e logo irá te contactar sabendo o que você faz, isso ajuda também na hora de montar seu portfólio incrível. Ter um padrão de cores ajuda a construir essa identidade, porém isso não significa que você irá usar sempre as mesmas cores, mas ter uma paleta definida auxilia montar um novo esquema de cores.

Antes de criar uma ilustração, eu faço sempre o rascunho em papel, depois vou para o Illustrator que é onde a mágica acontece. Eu tenho pré definidos as minhas cores e suas combinações que chamo de 'combos'. Gosto de me limitar a usar 6 cores por ilustração, mas também gosto de trabalhar com 2 cores ou 8. Isso depende muito do projeto. Quando eu trabalhava com aquarela sempre usava uma paleta de cores reduzida e eu trouxe isso para a ilustração em vetor também.

Como defino minha paleta

 

Combos

coresde fotografias que tirei no meu jardim

Com a ajuda do circulo cromático gosto de trabalhar com cores complementares para criar os meus combos, também gosto de usar o monocromático para variar em alguns tons e luminosidade. As cores são escolhidas através de fotografia. A natureza é minha grande aliada na ilustração, eu e ela trabalhamos juntas e eu adoro ter esse toque natural em minhas ilustrações pois acredito que ficam mais pessoal e com sentimento.

Eu costumo passear pelo meu quintal e ver as combinações de cores da natureza, eu fotografo e depois com a ajuda do photoshop e contra-gotas vou pegando as cores que mais gostei e montando uma paleta para depois criar esses combos. Eu amo demais fazer isso. Já viu aquele site design seeds? É basicamente isso que faço para montar minha paleta de cores da natureza.

Neste post mostrei alguns sites super bacanas para você conhecer 

Estou sempre andando na mata para fotografar algumas cores novas e buscar inspiração, e assim definir minha paleta de cores. Quando quero usar um vermelho vou na minha paleta e encontro o meu vermelho, assim crio minha identidade na ilustração e quando eu quero mudar de vermelho vou em busca de um novo, nada me impede a criar novos padrões sem fugir da minha identidade.

Já pensou em ter sua identidade na ilustração através de cores? Me conta um pouco o que achou desse post e compartilha também o seu jeito de definir sua identidade!

processo criativo do sapo Hipster
quando seu trabalho estará realmente bom
Calendário 2018: 12 Arcanos Maiores