Dose criativa

Como um blog planner pode melhorar sua organização

Ter um blog não é uma tarefa fácil, requer tempo e dedicação para redigir posts com conteúdo bacana, editar imagens, compartilhar e revisar. Quem gosta mesmo de blogar e leva isso a sério mesmo por hobbie, sabe que dá trabalho se manter criativa sem fugir do Nicho.

Quando iniciei o blog, não ligava para planejamento, isso porque o que postava não tinha nenhum público e era algo muito mais pessoal, a diferença é que agora compartilho conteúdos relevantes e que podem ajudar alguém em ilustração, design e organização, o que levou pessoas a acessarem meu blog repetidas vezes em busca de novidades. Foi então que decidi organizar as coisas.

Como um planner pode ajudar na organização

  1. Saber o que postar
  2. Sabe quando postar
  3. Onde compartilhar
  4. Quando compartilhar
  5. Frequência de assuntos por categoria
  6. Analisar estatísticas 
  7. Guardar dados importantes

    Quando pessoas se interessaram pelo seu conteúdo elas voltam no seu blog esperando por novidades, e se você não tem novidades elas deixam de voltar, e se você quer que seu leitor volte é importante trabalhar!

    Isso aconteceu comigo, ficava uns 2 ou 3 meses sem redigir nenhum post, e haviam leitores que retornavam e davam de cara com nada, na verdade é que eu não tinha nenhuma organização com os posts, o que dava pra blogar eu blogava. Eu tinha escolhas a fazer: deixava como estava ou investia uma pequena grana para melhorar o conteúdo e ter o que oferecer aos meus leitores.

    Um planner super completo, além de ajudar a organizar seus posts, ajuda também a guardar contatos importantes, seus servidores como hospedagem e domínio, seus links de redes sociais, despesas, além de preços de seus banners e divulgação. Sabe onde tem planner digital mais completo que você respeita? Lá no Sernaiotto.com. Eu baixai meu planner quando fiz o curso de Midia Kit e eu super recomendo se quer começar a se organizar agora!

    O que mudou quando comecei a usar o planner?

    Posso dizer que principalmente otimizei meu tempo. Com o planner pude definir quantas vezes na semana um pots vai ao ar, pois eu tenho o calendário anual no meu planner.

    Defino a ordem que os posts são publicados de acordo com a categoria. Por exemplo, hoje estou dando uma super dica, então na próxima semana falarei de algo mais leve, que tal uma novidade ou aplicativo?

    Tenho uma agenda de divulgação onde vejo em qual rede social publiquei o post, e quando irei compartilhar novamente. Assim posso rever uns posts antigos e divulgá-lo para quem ainda não viu.

    Comecei a controlar minhas metas e estatistas, usando o Google Analytics e anotando os dados mensalmente, inclusive os das reses sociais também.

    O banco de ideias me ajuda a definir o post por categorias, assim coloco as ideias de posts em cada categoria respectiva, por exemplo, 'Lugares bacanas para conhecer' Categoria: Lifestyle, e assim por diante. Posso saber qual a quantidade de categorias estou postando com mais frequência e qual acabei deixando de lado, sendo assim me esforço mais para trazer outros conteúdos que fazem parte no meu nicho.

    O calendário editorial ajuda muito! Você coloca todas as ideias do seu banco de ideia e escolhe qual vai postar no mês e quando cada uma será postada, assim você saberá quando deve redigir cada uma, ou já deixá-las programadas, se preocupando com outros posts em rascunho.

      Entendo que para fazer toda essa organização de conteúdo requer muitas horas de trabalho e as vezes tempo não temos muito, não é mesmo? Costumo organizar as postagens da semana todos os domingos ou sábados, fico muitas horas no computador editando, mas pense bem, se você posta a cada 15 dias dá pra se programar direitinho com um pouco de esforço.

      Benefícios que recebi com o planner

      • Tenho uma frequência de visitas muito maior e a quantidade de retorno também aumentou.
      • Otimizei o meu tempo e não fico descabela sem ter o que blogar.
      • Com a programação completa do mês me sobra tempo para estudar e ilustrar.
      • Blogar se tornou muito mais prazeroso e menos estressante.

      Agora que tal você começar a tentar usar um planner se estiver surtando com o seu blog?

      O Guia para organizar os posts do seu blog
      Como organizo os arquivos do blog
      Links interessantes para você