dose criativa

Deixar desenho em nanquim transparente no photoshop

Uma das coisas que gosto de fazer é misturar o desenho feito tradicionalmente com o a pintura digital, para usar essa técnica faço uns processos de edição no Photoshop antes de começar a pintar e será ela que mostrarei aqui no tutorial de hoje. Para quem não tem mesa digitalizadora e adora manter o traço natural – coisa que não da pra fazer com o mouse – esse tutorial vai ajudar bastante. Eu usei muito essa técnica quando ainda não tinha comprado minha mesa e fazia muitas ilustrações com o mouse no photoshop. Veja baixo algumas ilustrações que fiz com nanquim + photoshop usando o mouse.
 
 
Achou bacana? Então vem comigo saber os passos para preparar o desenho em nanquim.
 
Quando se escaneia um um desenho, escaneamos toda a folha, manchas e tudo que que vier junto (risos), pintar sobre essa superfície suja é bem ruim, então vou mostrar como faço para limpar o desenho, ficar somente com o contorno e com o fundo transparente. 
Aconselho fazer o contorno do desenho com caneta nanquim, ou algo que destaque bem o escuro do claro. Para a ilustração abaixo usei a nanquim e escaneei em 300 dpi para uma melhor resolução e caso eu queira imprimir em tamanho A4.
 

No photoshop, destrave a camada para poder trabalhar com liberdade.

Agora vamos ajustar as curvas da imagem deixando as linhas mais escuras e o restante mais claro. Mescle a camada que aparecerá acima com a original.

 

Na aba de "Canais", segure Ctrl e clique no quadrinho RGB para fazer uma seleção do desenho. Com o desenho selecionado e ainda na mesma aba e camada, aperte Ctrl + Shift + i para inverter a seleção, assim ficará selecionado as linhas do desenho, ou seja, tudo que é preto. Depois aperte Ctrl + C para copiar a seleção.

  

Volte para a aba "Camadas" e crie uma nova camada, nela aperte Ctrl + V para colar a seleção que você copiou anteriormente. Você pode fechar o olhinho da camada original assim você poderá ver somente as linhas do seu desenho na camada transparente, aquela que você acabou de criar. Você também pode deletar a camada original e trabalhar somente com a transparente, depende da sua preferência.

 
 Antes de começar a colorir eu gosto e recomendo criar a cor de fundo do seu desenho sempre em layers separados para não perder todo o trabalho quando errar algumas coisa ou ficar insatisfeito com algum detalhe. Lembre-se de deixar a camada das linhas sempre no topo, pois ela ficará por cima das outras camadas, caso contrário a tinta irá cobrir as linhas.
Tome cuidado para não colorir seu desenho na layer nas linhas, pois você acabará as cobrindo e perdendo a função de transparência que vou explicar já já. A camada das linhas do seu desenho deve ficar no topo sempre. – Mas você é livre pra pintar como quiser, é só uma dica
 

Nas configurações básicas das camadas, ao clicar no ícone cheio de quadradinhos, você tranca tudo que há de transparente na camada, dando a possibilidade de colorir somente as linhas. Ao destrancar a camada ela volta ao normal e você pode pintar o fundo normalmente.  

É assim que faço para preparar uma ilustração para coloração digital preservando as minhas feitas tradicionalmente no papel como os dois exemplos das bruxinhas no início deste poste. Em todas elas o desenho foi feito com nanquim e colorido no Photoshop usando o processo acima para deixar o fundo transparente. Ah e algumas dessas ilustrações estão na minha lojinha online e você pode levar pra casa viu! 

Me diz o que você achou desse tutorial? Caso tenha alguma dúvida ou não tenha ficado muito claro deixa aí nos comentários que eu tento ajudar.

processo criativo do sapo Hipster
quando seu trabalho estará realmente bom
Definir paleta de cores para ilustração

2 comentários
  • Carolina

    ebaaaa, estava super esperando por esse post! obrigada por compartilhar seu conhecimento conosco! sempre curti suas ilustrações e dessa forma elas estão igualmente maravilhosas! xero grande e sucesso! <3

    Responder
    • izabella cordeiro

      Obrigada Carolina!!!!!
      Espero que tenha ajudado!!!! <3

      Responder