Dose criativa

Blogger ou wordpress? Como saber qual a melhor plataforma para seu blog

Ter um blog não é tarefa fácil, é preciso investir muito tempo, dedicação, se manter criativo e ainda gastar um pouco de grana. Mas se você ama blogar, tudo isso se torna bem legal de fazer ou não.

Antes de escolher a plataforma para o seu blog, você deve saber o que quer que ele seja e se vai ter tempo o suficiente para isso. Eu comecei com o blog lá em 2010, na verdade eu só escrevia coisas sobre animes. Em 2014 criei o blog que uso atualmente na plataforma do blogger, e no início de 2017 resolvi experimentar o WordPress.

Posso dizer que amei de verdade a experiência com o WordPress, mas devido a faculdade e o trabalho com ilustração, percebi que não teria mais tanto tempo para ficar no blog, logo tive de fazer cortes em gastos que não são prioridades no momento.

Qual plataforma você deve escolher?
Você deve saber o quanto poderá investir em dinheiro e em tempo. Então vou apresentar um modo de ter um blog gratuito e outro um blog pago de forma profissional usando minhas duas plataformas preferidas.

O Blogger 

O Blogger ou blogspot é uma ferramenta gratuita para criar um blog, você pode optar por ter domínio personalizado ou não. Todos os dados do seu post ficam armazenados no próprio blogger. Agora veja em tópicos o que você pode com o blogger:

  1. Registro Grátis
  2. Não precisa de domínio e hospedagem (não é obrigatório ter mas você pode)
  3. Muitos sites de Templates grátis, você pode baixar e usar.
  4. Tem acesso a página de CSS e HTML
    Se você gosta de estar sempre mudando a aparência do seu blog, ou alterar as cores e tudo mais, existem muitos sites que oferecem Templates gratuitos. Um dos meus preferidos é o Beauty Templates. Comprar Templates também é uma boa para quem não pode pagar um designer, o Etsy é onde compro os meus, paguei R$ 17,00 no meu tema atual e tô adorando.

    O WordPress.org

    Para quem já pode fazer um pequeno ou grande investimento o WordPress é uma plataforma incrível, uma das melhores que já usei por conta se seus Plugins e diversificação de layout, podendo ter portfólio, loja e blog tudo no mesmo lugar.

    Importe: Existe o wordpres.com e o wordpress.org. Sim eles são diferentes e neste post estou me referindo ao wordpres.org, você pode ver a diferença entre os dois no post do blog Follow Your Dreams

    1. Precisa de hospedagem e domínio – É obrigatório pois o acesso ao painel de administração do WordPress será pela sua hospedagem e eu recomendo fortemente a HostGator.
    2. Pode usar Templates grátis pelo próprio site do WordPress ou comprar. Eu comprei na Creative Market e até fiz um post mostrando os meus preferidos.
    3.  Acesso ao CSS e PHP 
    4. Plugins – Os Plugins fazem algumas coisas extras funcionaram no painel do seu WordPress, como um plugin para Google Analytics, calendário editorial, entre outros. São muitos plugins mesmo.
      O wordpress é muito completo, há quem diz ter dificuldades de mexer no painel administrativo, eu mesmo tive algumas dificuldades pois para quem veio do blogger, o wordpress se torna bem assustador, mas amei minha experiência com ele, o problema é que tudo para ele é mais caro.

      Decidiu qual vai usar para seu blog?

      Pense bem no seu bolso e se sua dedicação ao blog irá compensar. Como dito antes, ter um blog não é fácil, e ficar pagando mensalidade de hospedagem e postar uma vez a cada 5 meses sendo um blog iniciante, acho que não vale a pena. No meu caso, mudei justamente por conta de não ter mais o tempo necessário de blogar e outras prioridades.
      O Guia para organizar os posts do seu blog
      Como organizo os arquivos do blog
      Links interessantes para você

      Comente!
      • Beatriz Cavalcante

        Quando eu fui escolher a plataforma do meu blog escolhi o blogger por não precisar de hospedagem nem nada do tipo. Como eu não tenho retorno financeiro com o blog acho que foi uma boa escolha, já que eu não preciso desembolsar dinheiro para isso. Mas na parte de layout as vezes é difícil achar gente que faça e programe para blogger. As designs que eu mais gosto só fazem para wordpress, mas a gente vai se adaptando né? 😀

        Beijos!
        http://www.prateleiracolorida.com.br/

        Responder
      • Izabella Cordeiro

        Super entendo, também não tenho nenhum retorno com o meu blog então gerava uma despesa um pouco grande. O blogger é uma ótima pedida por conta disso, agora os layout é complicado mesmo, mas as lojas online ajudam muito!

        Responder